17 junho 2009

Megafone 5

João Aguardela

Música para uma nova tradição

4 de Novembro de 2009 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.


MEGAFONE 5 é o nome de um projecto sem quaisquer fins lucrativos que tem como objectivo celebrar, homenagear e difundir o trabalho e as ideias de JOÃO AGUARDELA, músico português precocemente falecido em Janeiro de 2009.


JOÃO AGUARDELA, que não chegou a completar 40 anos, foi ao longo de mais de duas décadas um dos mais activos e militantes amantes das tradições musicais portuguesas, do fado ao folclore, passando pelas palavras dos poetas. Mostrou, ao longo de boa parte da sua vida, as suas ideias e a sua visão da portugalidade em projectos como os SITIADOS, MEGAFONE, LINHA DA FRENTE e A NAIFA.


O projecto MEGAFONE 5 nasce entre um grupo de amigos, companheiros e admiradores do trabalho de JOÃO AGUARDELA. Nasce de forma anónima e informal, mas com um objectivo claro: dar seguimento, em termos de exposição e difusão, à obra deste que foi um grande português.


MEGAFONE 5 materializar-se-á em primeira instância num site de internet onde estará concentrado o núcleo dos trabalhos de JOÃO AGUARDELA que queremos divulgar. E o seu nome decorre de um facto tão simples quanto emotivo: JOÃO AGUARDELA dizia que o seu projecto MEGAFONE – de fusão de recolha de músicas tradicionais com a modernidade da electrónica – havia de ter cinco discos. Sendo que, à data do seu desaparecimento, estava por fazer o quinto desses álbuns.


Paralelamente ao site de internet, está actualmente em estudo a criação de um prémio anual, com o nome de JOÃO AGUARDELA, para distinguir autores ou colectivos cujo trabalho se relaciona com a música tradicional portuguesa. O troféu é uma iniciativa do projecto MEGAFONE 5 com o apoio e o beneplácito da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.


Uma vez que é de música que falamos, é natural que o projecto MEGAFONE 5 se materialize também em palco. E assim está, neste momento, em concepção um espectáculo que, além de celebrar novas visões da música tradicional, funciona também como a apoteose anual do prémio atrás referido. Vários são já os colectivos disponíveis para participar (casos de A NAIFA, DEAD COMBO, Ó’QUESTRADA e GAITEIROS DE LISBOA), além daqueles que serão até lá estimulados pela instituição de um troféu.


Dado que um espectáculo desta natureza merece um espaço ímpar entre as salas de espectáculo portuguesas, o projecto Megafone 5 tem agendada esta grande celebração para o dia 4 de Novembro de 2009 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.


Sandra Baptista (companheira de João Aguardela)

Luís Varatojo (músico)

Nuno Calado (radialista)

Ricardo Alexandre (jornalista)

Luís Rodrigues (webdesigner)

Tó Trips (músico // designer)

Luís Tomás (produtor)

Luís Pardelha (produtor)

Helena Pedro (promotora)

Tiago Faden (editor)

Pedro Gonçalves (criativo publicitário // jornalista de música)

13 comentários:

Unknown disse...

Felizmente que desde já existe um projecto para homenagear uma pessoa especial como o João. Tudo o que ele fez pela música portuguesa, pela alegria que deu a todos nós quando dançávamos e cantávamos as suas musicas merece NUNCA ser esquecido. Eu nunca o esquecerei e farei sempre tudo para que a sua mensagem continue viva. Dia 4 de Novembro lá estarei.

João Tinoco disse...

Bom dia.

Não existe já um projecto chamado Megafone também de homenagem a João Aguardela? Ví qualquer coisa no site www.megafone.pt.to
Tem alguma coisa relacionada com este projecto?

Cláudia Paiva Silva disse...

Estarei lá, tal como estarei na proxima semana no Music Box. Espero ver muita gente (amigos, conhecidos, fans..), senão vou pensar que o nosso país é realmente de pessoas que falam muito, mas pouco fazem, o que seria uma imensa pena! ;-)

ziggy disse...

Lá estaremos :-)

A disse...

claro que sim. como é que a gente entra?

Anónimo disse...

Foi uma pena não ter visto nenhum dos seus amigos na passada sexta-feira num fabuloso tributo ao João.
Ele concerteza iría gostar do que se passou por lá.

CAJÉ disse...

PELO JOÃO...SEMPRE PRESENTE!
CAJÉ

João Paulo Santos disse...

O João era de facto especial, conheci-o numa actuação em 1996 e os poucos minutos que estive com ele marcaram-me para o resto da vida.

Permitam-me recordar esse momento aqui também: http://iconvadis.blogspot.com/2009/01/o-joo-aguardela-e-eu.html

Um abraço para ti estejas onde estiveres.
João Paulo Santos

João Paulo Santos disse...

Não sendo a minha banda de nomeada como são as citadas neste post... se precisarem... se quiserem... estaremos disponíveis... seria uma honra.

Abraço
João Paulo santos

Paula Viotti disse...

E hoje já setembro, abro a Agenda do CCB e deparo-me com o anúncio do concerto a 4 de Novembro. Marco a página numa recordação adolescente do dia em que viajei com o João no comboio. Era mais baixo do que eu supunha, mais bonito e transmiria uma serenidade incrível, por debaixo daquele sobretudo que envergava.

O anúncio da sua doença foi uma bomba estoirada na boca. Amigos, ex-colegas e professores da Fernando Lopes Graça não se conformavam. E, sim, eu, nós, estaremos lá.

A vossa iniciativa é mostra de um rasto inteligente.

Bem-hajam.

P

marta, a menina do blog disse...

A música do João vive para sempre!

João Brito disse...

Obrigado por esta noite fantastica a recordar a cara que ninguem esquecerá.
Obrigado pelas memorias registadas e também aos quatro excelentes grupos que nos deram a boa Musica Portuguesa.
Obrigado Produção.

Para sempre conosco,
Obrigado João.

bruno disse...

e pk n viajarem até ao porto?!
visto bem,
o joao xegava a todos...

ATÉ SEMPRE,CAMARADA.